Descrição
Neste livro, o leitor encontrará percursos possíveis para adentrar o universo poético de Italo Calvino em busca de uma literatura que procura, a todo o tempo, se constituir como aquilo que permite que se recupere a densidade do mundo: isso só poderia se dar, segundo o escritor italiano, por meio de uma linguagem que se valesse tanto dos sentidos quanto do pensamento, ou seja, de uma linguagem na qual se aproximassem sabor e saber.
É também essa junção que nos propicia o texto de Bruna Fontes Ferraz: em seu Sapore, sapere, a autora une a filosofia e a poesia e nos convida a, em suas palavras, “saborear o mundo por meio da linguagem”. Para tanto, busca identificar o lugar ocupado pelos sentidos na produção calviniana, seja ela ficcional ou ensaística, tendo como eixo central de sua discussão os textos de Calvino que exploram a linguagem como instrumento capaz de fazer eclodir o sensorial.
Nesse percurso, os órgãos sensoriais — a boca, o nariz, os ouvidos, os olhos, a pele… — se fazem acompanhar pela memória e pela imaginação, possibilitando-nos compreender como se constitui essa “poética dos cinco sentidos” na produção de um dos mais relevantes escritores da segunda metade do século XX. Maria Elisa Rodrigues Moreira – Professora doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Avaliações
Não há avaliações ainda.