Descrição
Este livro apresenta as experiências e as reflexões dos participantes do projeto de Residência Pedagógica desenvolvido pelo Instituto Federal de Brasília no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Foram reunidos artigos produzidos por residentes, orientadoras e preceptores envolvidos na aplicação de cinco subprojetos em escolas públicas do Distrito Federal. Cada subprojeto foi conduzido por estudantes dos cursos de licenciatura ofertados no IFB: Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Espanhola, Física, Computação e Biologia. O subprojeto Língua Portuguesa foi desenvolvido por residentes do campus São Sebastião. O subprojeto Língua Inglesa foi conduzido pelos graduandos do campus Riacho Fundo. Do campus Ceilândia, os residentes desenvolveram as atividades do subprojeto de Língua Espanhola. O subprojeto multidisciplinar de Física e Computação foi aplicado por residentes do campus Taguatinga. E o subprojeto de Ciências Biológicas foi desenvolvido pelos residentes do campus Planaltina. Os capítulos permitem compreender contribuições do programa Residência Pedagógica para a formação docente dos residentes, por meio das reflexões produzidas sobre o fazer pedagógico, o desenvolvimento de metodologias de ensino e a constituição das identidades docentes.
Avaliações
Não há avaliações ainda.