Descrição
Este livro trata de temas bastante sensíveis para a sociedade. Um tema social sensível é uma questão de interesse público que se caracteriza por um grande potencial polêmico. Sua discussão coloca em cena crenças cristalizadas e valores diversos, sensivelmente hierarquizados pelas comunidades.
O tema social sensível é um indutor da polêmica pública. Tais temas colocam em cena uma subjetividade afetiva, circunscrevendo zonas do pathos social. Em geral, pensamos a racionalidade dentro de uma perspectiva demonstrativa, lógica, impessoal, de análise do mundo, do contexto, das conjunturas, dos objetos. Pensar uma racionalidade do sensível permite-nos delimitar o conceito de tema social sensível para relações que um sujeito – ou uma comunidade – mantém com os objetos sociais no âmbito empático-afetivo e axiológico.
A racionalidade não é uma exclusividade dos processos mentais lógicos. Os seres humanos são movidos por desejos, emoções e pulsões que orientam mais suas decisões do que cálculos racionais e lógicos.
Temas como aborto, homofobia, imigração, desigualdades sociais, pandemia de Covid-19, holocausto, ditadura militar, tortura política, extrema-direita, tragédias ambientais e humanitárias, racismo, corrupção, religião e opressão, e mesmo o ensino de português são alguns dos temas tratados neste livro e que suscitam debates intensos, polarizações, afetos, subjetividades e violência verbal. Discuti-los e não silenciá-los é fundamental para a democracia, pois democracia não é o regime do consenso, mas do dissenso e do debate.
Avaliações
Não há avaliações ainda.