Descrição
Que é a escrita? Pelo que ela se reconhece? Onde e quando começa a escrita? Perguntas como essas, envolvendo a natureza e a origem da escrita, e frequentemente acompanhadas daquela sobre a relação entre fonema e grafema nas escritas alfabéticas, circulam nos estudos sobre o tema. Neste livro de Zelma Bosco elas comparecem de um modo particular, submetidas ao tema da escrita infantil e iluminadas pela insistente presença do nome da criança nas suas primeiras manifestações gráficas. Zelma acompanhou por três anos consecutivos uma classe da pré-escola e pôde assim colher uma grande quantidade de material escrito por crianças entre três a seis anos de idade em sala de aula. Os méritos do trabalho já se deixam notar desde o recorte do material para a constituição de um corpus, que surpreende o leitor quando ele se dispõe a acompanhar o trajeto da criança pela “substância deslizante da língua”; feliz expressão de Saussure ao afirmar que não há um ponto de partida evidente no estudo da linguagem, que é preciso sempre recomeçar a defini-lo.
Avaliações
Não há avaliações ainda.