Descrição
Coleção Cultura & Política. Um posicionamento típico das campanhas eleitorais em bairros de periferia no Brasil é o de colocar-se “a favor da comunidade”. No entanto, as ambiguidades e contradições que esta defesa coloca não são evidentes a um primeiro olhar; só aparecem quando se relativizam as posições dos vários grupos em suas disputas por espaço e poder. Neste livro, a autora investiga algumas associações simbólicas feitas com relação à categoria “comunidade”, que, em conjunto, contribuem para a força expressiva que esta adquire, especialmente no momento das eleições. Os vários significados atribuídos à “comunidade” pelos que dela se sentem parte são percebidos mais facilmente quando comparados em diferentes contextos, na pesquisa etnográfica realizada pela autora no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, durante o período de 1999 a 2003. A pesquisa enfocou de modo mais específico duas campanhas eleitorais locais, em 2000 e 2002, em que os conflitos e competições em torno da noção de “comunidade” apareceram de forma mais evidente. Nas disputas em comunidade, por sua vez, estão em jogo reputações. Na segunda parte do livro, a autora busca compreender como são analisadas as reputações de pessoas na comunidade, e encontra, na lógica com que escolhe o candidato, semelhanças com o que leva à concessão de outros tipos de bônus a que é considerado “benquisto” pelos moradores na “comunidade”.
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