Descrição
Como escritor ou como pensador do romance moderno, Milan Kundera ocupa um lugar de destaque entre os nomes mais representativos da produção romanesca do século XX. A partir da segunda metade desse século, Kundera se instaurou na única “pátria” em que não se sentiu estrangeiro, a “Pátria do Romance”. Ele fez isso seguindo um fio que interliga a tessitura inicial do romance moderno, com Rabelais e Cervantes, até ao que denomina de “Paradoxos Terminais da Modernidade”, aqui elegendo, entre outros, Hermann Broch, Robert Musil e Franz Kafka como sua “plêiade dos grandes romancistas da Europa Central.” Constrangido pelas contingências históricas dos tempos e dos espaços geográficos em que viveu, por meio de experimentações controversas na vida política, social e artística, aliadas a irrequieta e urgente necessidade de fazer da ficção romanesca um lugar de exploração da existência humana, Milan Kundera deu início ao que, neste livro, é reconhecido como seu “projeto estético”.
Marcado por escolhas contundentes, por um fazer e refazer contínuos e amparado por um intenso e meticuloso gesto filosófico, o “projeto estético” kunderiano foi processualmente e cuidadosamente erguido. Diante de tal entendimento,
O ROMANCE DE MILAN KUNDERA E O DONJUANISMO, DA POESIA À PROSA, buscou orientar-se pelo conjunto dos textos do autor de modo a evidenciar a importância de sua trajetória desde o poeta até o romancista. Sobretudo, este livro quer refletir sobre a reivindicação de Don Juan como um eixo estruturante das narrativas, atuando como pilar central de sustentação que “funda, une, tece, conduz e dinamiza” o “projeto estético” de Milan Kundera.
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