Descrição
O presente livro é fruto da 2ª edição da “Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade” do Ministério da Educação com diversas universidades públicas brasileiras. Tal iniciativa tem 3 eixos de atuação, sendo elas formação, pesquisa e divulgação do conhecimento e tem como finalidade provocar o debate e a reflexão, sobretudo, no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a pobreza ou a pobreza extrema, debate extremamente necessário em um país onde a pobreza assola uma parcela significativa da população. De acordo com dados da PNAD, o índice de pobreza no Brasil aumentou em 11.2% de 2016 para 2017. Um aumento de 1,49 milhões de pessoas que passaram a conviver com até R$136,00 mensais. Uma iniciativa que coloca no centro do debate conceitos relevantes para pensar a democratização educacional, reforçando a necessidade de um olhar mais amplo para os processos educacionais partindo da análise da ação estatal frente ao fenômeno da pobreza, entendido como multidimensional e histórico. Essa iniciativa, através do eixo de formação, ofereceu curso de aperfeiçoamento a diversos professores na temática da Educação, Pobreza e Desigualdade Social, e, que por meio da pesquisa, permitiu a realização de um trabalho conjunto entre a Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal do Ceará. Penso que esse livro, congrega os 3 eixos do programa, ao passo que divulga conhecimento que é resultado do processo formativo feito no âmbito do curso de aperfeiçoamento, mas, também de algumas reflexões da pesquisa que vem sendo desenvolvida. Os textos aqui apresentados de estudantes, tutores, professores e pesquisadores falam da realidade de vida dos sujeitos, das dificuldades, da importância da educação e da ação do Estado para a garantia de condições mais dignas de vida e do papel central do Programa Bolsa Família, como política intersetorial que tem impacto na renda, mas também no acesso à educação de crianças e adolescentes vinculados ao programa. Os textos aqui apresentados vão buscar lançar luz sobre esses problemas, sobre a importância da ação do Estado, sobre a necessidade de desvelar a realidade, os sujeitos, as dificuldades, as lutas, vão falar sobre as famílias beneficiárias, suas vidas, sua luta pela sobrevivência, o lugar da escola nesse contexto tão desafiador, vista, por muitas famílias como um mecanismo para melhorar a sua condição de vida.
Gabriela Schneider
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