Descrição
Integrando e desencapsulando currículos de ensino superior é uma obra organizada por reconhecidos professores-pesquisadores na área do ensino de línguas de diferentes instituições brasileiras: Renata Philippov, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Rosemary Hohlenwerger Schettini, da Faculdade do Educador (FEDUC) e Kleber Aparecido da Silva, da Universidade de Brasília (UnB). O livro surpreende já no título com o termo “desencapsular”, o que significa romper a casca dos currículos de ensino superior brasileiro para compreender o sentido dessa complexa e difícil realidade. Mais do que isso: enfrentar esse tema sob o foco da Teoria da atividade sócio-histórico-cultural.
Os três organizadores reúnem aqui um conjunto significativo de oito estudos originados em pesquisas que retomam a linha da Teoria da atividade, procurando enfrentar as questões relacionadas ao ensino de línguas, de material didático e do trabalho com a formação de professores. O conjunto de trabalhos está dividido em duas partes: “Desencapsulação curricular: Ensino de Línguas, Material Didático e Currículo” e “Desencapsulação Curricular: Currículo e Formação Docente”. Na primeira parte, é explorada a questão da elaboração de material didático para educação bilíngue, o gênero resumo de obra literária inglesa, a desencapsulação de currículo na formação docente. Na segunda parte, aparecem os estudos voltados à escrita na pós-graduação, o currículo da graduação, a superação do encapsulamento na formação de professores, o projeto de uma instituição de ensino superior.
O leitor encontrará nessa reunião de textos múltiplas possibilidades de conhecer e discutir o tema do desencapsulamento dos currículos no ensino superior, aproveitando o universo conceitual da Teoria da atividade sócio-histórico-cultural. O livro organizado por Renata Philippov, Rose Schettini e Kleber Aparecido da Silva traz uma contribuição para quem se preocupa com o ensino e com a formação de professores no Brasil. Boa leitura!
Maria Inês Batista Campos
Professora Pós-Graduação Filologia e Língua Portuguesa
Universidade de São Paulo
Avaliações
Não há avaliações ainda.