Descrição
Esta coletânea, intitulada Literatura na escola: contextos e práticas em sala de aula, propõe-se a apresentar textos que discutam a educação literária e reúne cinco produções de nove pesquisadores convidados, vinculados a algumas Instituições de Ensino Superior do Brasil e uma do exterior, e cinco textos de autoria de pesquisadores da UENP e professores da rede básica de ensino, alunos do ProfLetras turma 2014-2016. Didaticamente, ela se divide, portanto, em duas partes, na primeira, com textos de autoria dos pesquisadores externos convidados, na qual se apresentam abordagens gerais abrigadas sob o tema “Educação literária – contextos”; na segunda, “Educação literária – práticas em sala de aula”, comparecem cinco trabalhos derivados das dissertações apresentadas pelos professores do Programa, 1ª. Turma, em 2016, em coautoria com os pesquisadores da UENP, apresentando reflexões sobre abordagens teóricas e metodológicas para o trabalho com o texto literário em sala de aula.
Com este conjunto de textos, que trata sobre os desafios da escolarização da literatura no contexto escolar, associado a algumas práticas de leitura literária, este livro se oferece no desejo de contribuir para arejar e fortalecer a tarefa de educadores que constantemente procuram (re)inventar a sua ação docente. É esta (re)invenção, que norteia os passos da identidade e do fazer docente, o fio condutor desta coletânea de ensaios.
Avaliações
Não há avaliações ainda.