Descrição
“Episódio curioso e nunca decifrado, ocorrido nos dias seguintes à prisão de Tiradentes, foi o aparecimento de uma figura misteriosa, envolta em capa com capuz, que ficou conhecida como o Embuçado, um personagem misterioso da inconfidência mineira.
Tiradentes foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro. Na noite de 17 para 18 de maio, um vulto protegido pela capa e capuz e pela bruma da madrugada, andou pelas ruas de Vila Rica até a casa de Tomaz Antonio Gonzaga, a casa de Cláudio Manoel da Costa, errando o endereço de Rodrigues de Macedo, batendo na porta de Diogo de Vasconcelos.
Em cada rápida passagem ia informando os inconfidentes da prisão de Tiradentes. Além do mistério que envolve esse personagem, a notícia levada tão rapidamente, suscita muitas conjecturas. Quem seria essa personagem que tinha informação da prisão assim tão depressa? A intenção do Embuçado era alertar os inconfidentes para fugirem antes de serem presos pelo Visconde de Barbacena”. Trecho de O AMOR NOS TEMPOS DA INCONFIDÊNCIA, página 141
Avaliações
Não há avaliações ainda.