Descrição
2º Edição
A importância da metacognição e da compreensão e do conhecimento metalinguístico para o aprendizado tem sido há muito reconhecida nos estudos sobre o desenvolvimento da linguagem e da leitura e sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Entretanto, até agora, no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de língua materna, o campo da Linguística Aplicada tem negligenciado esse componente vital para o processo de aprendizado. Ana Flávia Gerhardt, em seu livro altamente original e significativo, retifica esse negligenciamento, demonstrando a relevância da consciência metalinguística para o ensino-aprendizagem e fornecendo diretrizes e atividades para a sua integração ao currículo de Língua Portuguesa como língua materna. Entretanto, a autora não restringe sua discussão à esfera da prática; ela também integra a análise acerca da metacognição a uma ampla avaliação do seu tratamento e implicações nas teorias contemporâneas das Ciências Cognitivas e da Linguística Cognitiva. A interface teoria-prática constitui a força particular deste livro, e a sua combinação de reflexão teórica e avaliação empírica rigorosa o torna uma leitura essencial para os especialistas em Linguística Aplicada, para formadores de professores e para os que frequentam as salas de aula.
Avaliações
Não há avaliações ainda.