Descrição
Os artigos que compõem a coletânea trazem uma sólida reflexão para os professores em formação inicial, uma vez que apresentam de forma didática diferentes facetas da didatização escolar de gêneros orais. A importância dos gêneros orais no processo de escolarização não é apenas uma questão de ensino de português, mas dos gêneros do discurso utilizados para ensinar algo. Por outro lado, a obra amplia também os horizontes dos formadores de professores. Neste sentido, os capítulos retomam de forma interligada: a formação docente, os currículos do curso de Letras, algumas estratégias de ensino e a descrição de alguns gêneros orais para um (re)pensar sobre as formas de ensinar na universidade e de construir conhecimentos nas licenciaturas. Ao ler as sólidas discussões, aprendemos mais sobre: os diversos estudos linguísticos que se debruçam sobre a oralidade, alguns gêneros orais trabalhados na escola e/ou na universidade (seminário, aula-debate, aula, debate, palestra), características textuais e discursivas das nossas interações verbais nas esferas escolar e acadêmica, maneiras de ensinar e aprender língua materna através da oralidade.
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