Descrição
Este livro destaca estudos teóricos e práticos sobre a linguagem, quer na universidade, quer na escola básica, ao promover um diálogo entre as pesquisas e as demandas do ensino em diferentes níveis de instrução. A reflexão sobre a escrita escolar e a escrita acadêmica toma corpo por meio de problematizações teóricas e práticas, quer em relação à língua portuguesa, quer em relação a línguas indígenas. Possibilidades e ampliação do letramento por intermédio da leitura de texto literário, bem como da prática dos estágios supervisionados, são apontadas com minuciosa reflexão. Debruça-se sobre a voz dos professores em formação inicialem gêneros acadêmicos por eles produzidos na Licenciatura em Letras. Em relação à educação indígena, o ensino bilíngue e as políticas de fortalecimento de línguas indígenas ganham destaque. Uma substancial análise sobre o que se nomeia e o que qualifica pelo termo material didático, como também um panorama sintetizado de pesquisas em nível de mestrado, produzidas num programa de pós-graduação,são apresentados à reflexão do leitor. Desse modo, inquietações sobre ensino, leitura, produção de texto, situados por abordagem de gêneros discursivos, e análise linguística – eixos de referenciais teóricos adotados ou criticados nos últimos anos – são esmiuçadas ao longo dos capítulos.
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