Descrição
Ensinar língua materna exige saberes diversos. A começar por saber que língua é essa que se pretende ensinar, a quem e como se deseja ensinar. Exige também o conhecimento do que se constrói fora da língua e a partir dela, em um contínuo exercício de integrar os saberes da língua e os construídos na experiência da vida que se vive. Língua heterogênea, sujeitos diversos, múltiplos saberes. Assim é o caminho a ser palmilhado pelo professor de língua portuguesa, onde se conjuga vasto repertório de concepções e crenças sobre a própria língua e sobre modos de ação, de ensinar e aprender. Estes últimos não cessam de clamar aos nossos ouvidos reflexão diária sobre as práticas que desenvolvemos e o lugar que ocupamos nesse vasto universo pluricultural e pluridialetal que é a sala de aula. Nesse tecido de mentes, corações e almas diversas, é preciso se permitir ser também diverso, qual camaleão mudando de cor para se adaptar ao ambiente e não ser devorado pelo inimigo. No nosso caso, professores de língua portuguesa, o inimigo é a acomodação, o não enxergar o óbvio, o duvidar (ou nem mesmo acreditar) do papel que nos cabe no mundo contemporâneo, onde o respeito às diferenças e o fluxo de saberes são o mote.
Avaliações
Ainda não há avaliações.