Descrição
Esta coletânea reúne produções do grupo de pesquisa IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar, certificado pelo CNPq. Afiliado à Linguística Aplicada INdisciplinar, Crítica ou Transgressiva (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006), esse grupo busca contribuir para a construção de uma área de Português como Língua Adicional engajada politicamente e responsiva às demandas sociais contemporâneas (BIZON; DINIZ, 2018). Implicado com uma globalização alternativa (B. SANTOS, 1995; M. SANTOS, 2000/2008) por meio de políticas linguísticas voltadas para as multiplicidades e assentadas em bases multilíngues, o grupo chama ao diálogo outras vozes para além do eixo norte-ocidental. As ações do IndisciPLAr focalizam distintas facetas do planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e linguísticas, em suas relações com identitárias, incluindo formação de professores, currículos, materiais didáticos, avaliações e práticas de letramento (STREET, 2014).
Os 19 trabalhos reunidos neste livro abordam questões emergentes vinculadas às seguintes temáticas: 1. Português como Língua Adicional e Políticas Linguísticas Institucionais; 2. Português como Língua Adicional e Migração de Crise; 3. Português como Língua Adicional, Ensino e Avaliação no Ensino Superior.
Avaliações
Não há avaliações ainda.