Descrição
O PB transnacional se apresenta neste livro segundo a concepção do transbordamento. A “inter-relação crítica”, tendências que transbordam seus âmbitos disciplinares por, na verdade, não pertencerem a este ao àquele âmbito, constituindo-se, sim, como tomada de consciência crítica em determinadas épocas ou sujeitos, é utilizada aqui para demonstrar que o ensino do PB transnacional tem que passar por um processo crítico “antropofágico”. Esse esforço é necessário se desejarmos realmente sair do estereótipo e do ensino estereotipado de manuais empoeirados e corroídos pelas traças, apesar de serem (re)apresentados com capas coloridas, com seus CDs anexados e com seus links www indicados nos capítulos. Uma tomada de decisão nesse sentido passa pela opção por manuais de gramática sustentadores do ensino, organizados a partir dos usos atuais da língua, que tragam a clareza da sistematização da língua identificadora dos brasileiros, e revelem a consciência de como se produz a linguagem, que sejam escritos numa metalinguagem adequada para o ensino, valorizadora dessa identidade e atenta para a fluidez e o dinamismo das categorias linguísticas. Olhar a inter-relação de tudo o que é Brasil, sua produção artística erudita e popular, seu “novo novo” e suas vertentes tangentes da linguagem estética, que é ética, é a condição para sair da didática ensimesmada do PB transnacional – chamado até o século passado de PLE.
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