Descrição
Esta obra, intitulada “Perspectivas, trajetórias e conhecimento: reflexões sobre linguística”, advém de pesquisas realizadas por estudantes atuais e egressos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A coleção é composta por 15 artigos que abrangem as três áreas de pesquisa do Programa, a saber: Linguística Teórica e Descritiva, Linguística do texto e do Discurso e, Linguística Aplicada. Esta obra nos é muito cara por diversas razões. Uma delas diz respeito às temáticas mobilizadas nesta coletânea, que nos possibilitam problematizar, questionar e desnaturalizar os construtos coloniais, cartesianos e positivistas de “ciência”, de “linguística”, de “educação”, de “ciência linguística” e de “educação linguística”. O que é “ciência”? Quando nos deparamos com esse questionamento, precisamos sempre ter ao nosso lado algumas premissas freirianas que caracterizam as Pedagogias das Perguntas: quem “definiu” esse construto “ciência”? O que significa “definir ciência”? Trazer esses questionamentos é ampliar criticamente e discursivamente o que entendemos por cada um desses construtos. Temáticas diversas são agenciadas e mobilizadas pelos estudantes e por seus orientadores neste livro, como linguagem e educação inclusivas, construções identitárias de mulheres negras, representações discursivas sobre o aborto e sobre sexualidades diversas, como o corpo trans no ensino-aprendizagem de língua inglesa, discursos sobre educação e comunicação social, representações sobre rompimentos de barragens mineradoras, análises discursivas sobre candidatos à presidência da República e sobre o gênero musical funk, aspectos concernentes ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa materna como ortografia e temáticas muito urgentes e necessárias relacionadas ao ensino-aprendizagem de língua italiana, de língua inglesa e de língua espanhola, como autonomia, narrativas de aprendizagem, identificações de corpos trans e internacionalização.
Avaliações
Não há avaliações ainda.