Oficinas literárias temáticas: uma metodologia para o ensino de literatura no contexto escolar – vias à formação do leitor literário decolonial – (Coleção Ensino de Literatura, Formação do Leitor e Decolonialidade: práticas de leituras decoloniais no espaço escolar – volume II)

Autor(a): Organizadores: Gilmei Francisco Fleck, Renata Zucki e Vilson Pruzak dos Santos

ISBN: 9788521709657

Editora: Pontes Editores

R$ 82,00

Compartilhar:

Descrição

Esta obra não apenas dialoga, mas complementa, estende, aprofunda e exemplifica a proposta de formação de leitores literários decoloniais nas instituições educacionais públicas brasileiras, exposta no Volume I desta Coleção – A formação do leitor literário decolonial: vias à descolonização das mentes, das identidades e do imaginário na América Latina (Fleck, 2025). A base teórica que dá sustentabilidade ao enfoque da formação leitora literária decolonial é exposta e discutida pelos autores. o Método – materializado na exposição nos módulos subtemáticos – é exposto em sua historicidade, seus alcances e projeções.

A sequenciação de conteúdos está planejada por amálgamas de textualidades, que são propulsionados por uma narrativa híbrida de história e ficção da Literatura Infantil ou Juvenil Brasileira, e não por períodos literários diacrônicos ou escolas literárias de origem europeia. Também se trata, nesta escrita, das técnicas aplicadas junto aos estudantes para a efetivação do processo de ensino/aprendizagem da leitura literária entrelaçada a outras artes e áreas do conhecimento, em ações transdisciplinares. Essas técnicas são materializadas aos leitores na confecção de vários módulos do que pode vir a ser uma Oficina Literária Temática. Eles já estão estruturados na sequência cronológica dos três macro períodos de nossa História Ocidental: Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República.

Muito mais do que um manual para o Ensino de leitura e de Literatura no contexto escolar e universitário, esta obra constitui-se em um profícuo material de reflexão e de encaminhamentos para a formação continuada dos docentes do Ensino Fundamental, Médio e Superior no seu essencial papel de medidores das práticas de leitura em sala de aula.

E que estas sejam motivadoras e significativas para os jovens estudantes em formação.

Informação adicional

Peso 700 g
Dimensões 16 × 23 × 8 cm
Publicação

2025

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521709657

Autor(es)

Organizadores: Gilmei Francisco Fleck, Renata Zucki e Vilson Pruzak dos Santos

Páginas

451

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados