Descrição
Este livro busca atender ao chamado global sobre a importância da documentação, descrição e promoção das línguas minoritárias, no intuito de mitigar as perdas da diversidade linguística em várias partes no mundo. Conforme estimativas recentes, cerca de 6500 línguas são faladas no mundo, sendo que dois terços estão seriamente ameaçadas. Como se vê, são urgentes ações que promovam o trabalho de descrição, documentação e análise teórica dessas línguas, pois muitas estão seriamente pressionadas pelas línguas majoritárias. Nesta perspectiva, a expectativa é a de que o lançamento dessa obra contribua para despertar o interesse de professores e alunos para o estudo da linguística descritiva e teórica, tendo como base as línguas minoritárias faladas tanto no Brasil como na África. A presente obra conta com onze capítulos que abordam temas variados sobre a estrutura gramatical de línguas faladas no Brasil, Moçambique e no Benin.
Discutem-se, por exemplo, questões relacionadas à estrutura argumental de verbos e a marcação diferencial dos argumentos nucleares; a distinção entre tempos verbais conjuntivos e disjuntivos; os processos de aplicativização de objetos; os processos fonológicos e os padrões silábicos; a expressão da categoria aspectual e da voz passiva; a fonologia do Português falado em Moçambique e aspectos da sintaxe do português dialetal.
Em suma, o livro fornece um conjunto de informações sobre aspectos da gramática dessas línguas, que, em geral, são ainda muito pouco conhecidos pela maioria dos linguistas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.