Descrição
O mundo atual é móvel, fl uido, heterogêneo e marcado pelas relações em rede. Os espaços e tempo bem defi nidos do passado foram substituídos por deslocamentos em frações de segundos e na palma da mão. Mesmo assim, muitas instituições educacionais continuam apostando em um modelo de ensino cuja imagem é espelhada na produção em série industrial do século passado. Centradas na fi gura do professor e em espaços físicos bem delimitados, há escolas que ainda ensinam um conhecimento padronizado, compartimentado, serial e massifi cado. A busca por soluções de problemas contemporâneos, os deslocamentos e as interações inusitadas de uma geração que passa boa parte do dia na internet precisam ser considerados pelos modelos educacionais atuais.
Nesse sentido, a obra que aqui se apresenta rompe a rigidez e o mecanicismo da escola de tempos anteriores e propõe a desestabilização das paredes das salas de aula, transformando a fi gura verticalizada do professor e o trabalho coadjuvante do aluno. As experiências que estão aqui documentadas propõem ao educador do século XXI atividades acadêmicas que aproximam os estudantes de discussões reais, de ferramentas tecnológicas, de ambientes de aprendizagem diversos, de uma educação personalizada, compartilhada e ativa, onde o aluno é parte e o grande responsável por sua aprendizagem, sujeito que constrói o saber de forma criativa, responsável e interativa. A partir de pesquisas e práticas de professores experientes e envolvidos com uma educação que instiga a reflexão do acadêmico e o direciona para a resolução de problemas do mundo real, este compêndio publica propostas pedagógicas inovadoras que instigarão instituições superiores que ainda cultivam modelos de ensino compartimentados a romper e remodelar estruturas verticalizadas e engessadas. Vamos mergulhar nos textos, trocar experiências e inovar a sala de aula? Maria Tereza Gomes de Almeida Lima |
Avaliações
Não há avaliações ainda.