Descrição
Qual o lugar da literatura na escola? Todos nós que lidamos com as intrincadas relações entre literatura e espaço escolar fazemos sempre essa pergunta para nós mesmos, na ânsia de encontrarmos formas de preparar, motivar e seduzir nosso aluno para o texto literário.
A ideia da leitura literária como um jogo não é nova, como nos mostra a autora deste livro, ao retomar a argumentação do pesquisador francês Vincent Jouve, dentre outros estudiosos da literatura e da própria leitura. No entanto, a demonstração de uma maneira singular de envolver os alunos, com toda sua subjetividade, na leitura literária, por meio do RPG (jogo de interpretação de papéis), com certeza constitui uma novidade para muitos.
Enredando-nos por um texto leve e divertido – prestem atenção nos títulos dos capítulos –, com ironias e trocadilhos, a professora e pesquisadora vai nos mostrando como realizou esse trabalho de pesquisa e ação pedagógica, evidenciando que, em vez de optar pela leitura ou pelo jogo, o melhor é deixar os velhos conceitos e preconceitos de lado e procurar juntar as coisas, buscando a síntese dialética em prol da formação holística do leitor.
Hércules Tolêdo Corrêa
Avaliações
Não há avaliações ainda.