Descrição
A publicação deste livro integra uma série formada por quatro volumes: Linguagem: Tecnologia e Ensino; Linguagem: Texto e Discurso; Linguagem: Aquisição da Fala e da Escrita; Linguagem: Variação e Estrutura da Língua. A seleção dos temas e das áreas da Linguística para a constituição da série de livros foi determinada pelas linhas de pesquisa do Projeto PROCAD/CAPES – Processo nº 88881.068451/2014-00. Essas publicações são, portanto, um resultado (entre tantos outros) do importante Projeto PROCAD/CAPES que reuniu universidades do Sul e do Nordeste do Brasil. Sob o título “Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo”, o Projeto PROCAD/CAPES reuniu os Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com profícuas ações de cooperação acadêmico-científica.
Os estudos que compõem esta obra, com foco em tecnologia e ensino, relatam pesquisas que investigam como as Tecnologias Digitais medeiam o ensino de línguas, favorecendo, principalmente, os eixos da leitura, da produção textual, da oralidade e da análise linguística. Sob esse prisma, sabe-se que a educação precisa contar com o agenciamento e a participação do aluno, a mobilidade, a portabilidade e a ubiquidade do ensino e uma gama de características desencadeadoras de processos mentais favoráveis à apreensão, ressignificação, reelaboração e redescrição do conhecimento.
Nesse cenário, o livro possui dez capítulos que, organizados por temas, abordam discussões sobre Tecnologias para Aprendizagem com Sustentabilidade Social, Repositórios Digitais, Objetos de Aprendizagem, Formação de Professores para a Produção de Recursos Educacionais Abertos na Área de Línguas, Aplicativos – App, Redes Sociais, Leitura no meio digital e o Processo de Carnavalização, no meio digital, advindo do Meme. As Redes de relações de aprendizagem desenvolvidas pelo Projeto PROCAD/CAPES estão aqui materializadas, expressando a Teia que se criou entre as Universidades parceiras.
Avaliações
Ainda não há avaliações.