Descrição
A publicação deste livro integra uma série formada por quatro volumes: Linguagem: Tecnologia e Ensino; Linguagem: Texto e Discurso; Linguagem: Aquisição da Fala e da Escrita; Linguagem: Variação e Estrutura da Língua. A seleção dos temas e das áreas da Linguística para a constituição da série de livros foi determinada pelas linhas de pesquisa do Projeto PROCAD/CAPES – Processo nº 88881.068451/2014-00. Essas publicações são, portanto, um resultado (entre tantos outros) do importante Projeto PROCAD/CAPES que reuniu universidades do Sul e do Nordeste do Brasil. Sob o título “Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo”, o Projeto PROCAD/CAPES reuniu os Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com profícuas ações de cooperação acadêmico-científica.
Os estudos que compõem esta obra, com foco na aquisição da fala e da escrita, discutem questões centrais relativas ao desenvolvimento linguístico típico e atípico, com a análise de dados de produção, de percepção e de compreensão de enunciados infantis e de dados de aquisição de uma segunda língua, obtidos em condições naturais ou experimentais, norteados por diferentes perspectivas teóricas. As discussões propostas sobre a aquisição da língua materna, sobre a aquisição de uma segunda língua, sobre alterações da linguagem, sobre a aquisição da escrita e a sua relação com o sistema fonológico revelam muito da complexidade com que se depara a criança ao precisar dominar um sistema multifacetado, com fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, pragmática e multissemiótica, vivenciado em situações interativas mediadas pela língua.
As reflexões que a obra apresenta expressam a robustez das pesquisas presentes neste PROCAD para a área de Aquisição da Linguagem.
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