Descrição
Os capítulos que constituem esta obra retratam os resultados efetivos de trabalhos produzidos em situação de ensino, a ter a interação como princípio dialógico, a constituir-se pela escrita. Para todas as pesquisas expostas, o termo “escrita” não é sinônimo de produção de texto escrito. É muito mais do que essa acepção. Para os professores-pesquisadores – são assim denominados porque todos os autores, sem exceção, são professores também com a função de pesquisadores – a “escrita” é um conceito que envolve as práticas de linguagem, as habilidades e competências envolvidas no ensino, aquisição, aprendizagem, apropriação e desenvolvimento da leitura, da produção textual escrita, da análise linguística, do ensino da gramática da língua, em suas características normativas, semióticas e axiológicas, isto é, num conjunto efetivo de aplicações da e sobre a língua e a linguagem em situações de ensino e aprendizagem. Assim, um trabalho com leitura é sempre acompanhado de relações dialógicas com o texto, o gênero do discurso, o discurso, a produção textual, o ensino de gramática, a análise linguística, os valores sociais e ideológicos envolvidos nessa constituição, para se produzir os sentidos sociais possíveis na sala de aula. Dessa forma, “escrita” é um termo completo a envolver mais do que o exercício de escrever.
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