Descrição
Este não é um livro qualquer sobre educação e ensino. Trata-se de uma obra que nos convida a partilhar da perspectiva de quem esteve muitos anos em sala de aula e viu as reais dificuldades encontradas por mestres e discentes. Assim, os professores Renata, Alessandra e Givan aliam suas práxis de professores de escola pública a envergaduras intelectuais de pesquisadores tarimbados, atraindo e seduzindo o leitor a cada novo argumento, a cada alegação consistente.
Lembrando Drummond, poeta maior, os autores optaram por um tema importantíssimo, pois muitos alunos sentem dificuldade ao observar “a superfície estrelada de letras”, ou seja, a língua usada por escritores, jornalistas, professores. A outra língua, a do cotidiano, não causa espanto nem temor, mas a das “figuras de gramática, esquipáticas” causa receio. Portanto, por essa densa floresta é que eles nos conduzem, desviando galhos e pedras, facilitando a caminhada de todos, com bom uso de autores clássicos e de outros contemporâneos, em um estilo agradável, apesar de acadêmico (este muitas vezes visto como sinônimo de pedantismo, de falsa erudição, mas não é o que aqui ocorre).
Portanto, a quem se destina ler este livro que foca o ensino de gêneros textuais de forma interdisciplinar? Professores de diferentes áreas, estudantes, pessoas que se interessam verdadeiramente pelo uso da nossa língua, que, bem trabalhada, bem explicitada, é a “flor do Lácio” que pode tudo, inclusive ser sinônimo de libertação.
Profa. Dra. Marilu Martens Oliveira
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas,
Sociais e da Natureza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR
Avaliações
Não há avaliações ainda.