Descrição
Este escrito segue o destino que Michel Foucault prevê para um trabalho que se possa interessar – o de modificar o que se pensa e mesmo o que se é. Ao se propor a investigar os efeitos de sentidos produzidos em textos acadêmicos sobre o ensino de língua estrangeira, é sobre a noção de sujeito que Bruno Turra se debruça com grande acuidade e, na coragem de uma escrita que se posiciona diante dos fundamentos da Análise do Discurso materialista, o autor nos captura pela sua argúcia e nos brinda com seu valioso percurso de estudo, apontando os im-possíveis que balizam os diálogos que a teoria discursiva estabelece com a Psicanálise. Seu investimento em uma compreensão sobre o sujeito se ancora na premissa de que tal noção é estruturante de qualquer reflexão sobre o ensino, não se podendo, assim, ignorar seus diferentes efeitos nas teorizações, principalmente no que diz respeito à relação professor-aluno e à relação da teoria com a prática. Sua hipótese é validada por uma fina análise que permite ao autor formular duas noções bastante caras: a de sujeito sociológico, em jogo no Discurso Reflexivo, e a de sujeito discursivo, articulada no discurso da Análise do Discurso.
Valéria Motta
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