Descrição
A pesquisa em Linguística Aplicada não se restringe ao contexto da sala de aula. Porém, o fato de o ensino e aprendizagem de línguas e a formação de professores terem deixado de ser o seu principal interesse, não significa dizer que nada mais precisa ser feito, que tudo está muito bem resolvido em sala de aula. A sociedade evolui constantemente, as formas de interagir seguem essa evolução e a sala de aula não pode se distanciar dessa realidade. O livro Ensino, aprendizagem e formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada possui três partes: Formação de professores; Ensino e aprendizagem de línguas; e Cenários da Linguística Aplicada. A obra reúne resultados de pesquisas em Linguística Aplicada, realizadas no Nordeste do Brasil, apresentados por pesquisadores convidados a participar do II Congresso de Linguística Aplicada do Nordeste. As pesquisas mostram dificuldades e avanços nessa área de pesquisa, ao mesmo tempo que fornece para o leitor um panorama das pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento.
De que maneira os documentos orientadores para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores chegam à sala de aula? Que perfil de professor estamos formando nas universidades? Como conciliar as orientações dos documentos oficiais, o livro didático utilizado em sala de aula e o repertório didático do professor que está em sala de aula? Que desafios encontramos para didatizar os saberes a ensinar, tendo como objetivo um ensino produtivo de línguas? Como avançar na didatização dos saberes, considerando intenções e impedimentos, decorrentes das condições de trabalho do professor? Essas e outras questões são foco desse material que entregamos para a sociedade e a convidamos a refletir conosco.
Avaliações
Não há avaliações ainda.