Descrição
O livro Discurso, memória e história: nos entremeios do sentido é uma obra tecida a diferentes mãos que objetiva congregar trabalhos que reflitam, à luz da Análise materialista do discurso, sobre diversas materialidades discursivas.
O livro constitui-se, também, a partir de diálogos, fronteiras, tensões e pontes entre a AD de vertente pecheutiana e outras correntes que se preocupam em analisar o discurso em funcionamento e seus desdobramentos. A obra é composta por doze artigos que têm em comum o fato de enfocarem questões teórico-metodológicas da Análise de discurso de Michel Pêcheux, cujas reflexões têm sido de suma importância para compreendermos a dimensão sócio-histórico e ideológica da língua que, entre a paráfrase e a polissemia, entre o dito e o não-dito, produz sentidos.
Assim, é a partir de elementos do discurso que os artigos da referida obra se conectam, constituindo-se numa verdadeira teia reflexiva sobre questões que perpassam a língua, a memória, o silêncio e o sentido. Nos entremeios do dizer, os artigos deste livro refletem sobre corpo, sujeito, mulher, família, música, contos de fada, filmes, constituição de subjetividades negras, brancas, femininas, homoafetivas, dentre outras questões relevantes para compreensão da constituição discursiva de identidades e subjetividades, a partir da memória histórica e social, dos já-ditos, dos silêncios que compõem os sentidos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.