Descrição
O centro de interesse desse livro está na sutil e forte reflexão do autor sobre Discurso e Performance. Sua pesquisa pode ser dita pela sua formulação: “Interessa, pois, pensar como se dá o trabalho de compreensão discursiva de uma performance, perguntando pelos sentidos que tomam corpo e tomam o corpo do sujeito”. Para realizar este interesse, ele toma diferentes materiais: uma Performance (The artist is present) produzida por Marina Abramovic (2010), no MoMA, um manifesto de Marina, um vídeo “Marina e Ulay: reencontro emocionante”, e comentários que circulam no site YouTube sobre este vídeo. Retomo estas explicações do autor, para situar bem o que ele trabalha como “performance”, na perspectiva discursiva. Seus capítulos envolvem seus movimentos de leitura, em que a questão do vazio, do nada, do acaso estão alinhados, assim como o gesto de leitura possível. Merece atenção particular o capítulo em que se demora sobre a questão da Performance, produzindo uma reflexão sólida, atenta e bastante original na relação entre corpo, olhar e arte, no trabalho em significação. Em arte. Finalmente, já trabalhando a materialidade discursiva, Atilio dedica-se à memória e ao espaço, colocando nesta reflexão a relação ao corpo.
Eni Puccinelli Orlandi
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