Descrição
Esta obra apresenta o primeiro estudo descritivo realizado sobre a língua indígena Shanenawa, pertencente à família Pano, a qual é falada pelo povo de mesma denominação.
Na atualidade, estima-se que a população Shanenawa passa dos 1.100 habitantes de 11 aldeias localizadas na Terra Indígena Katukina/Kaxinawa, localizada às margens do rio Envira, na bacia do rio Juruá, no município de Feijó, no Estado do Acre, Brasil.
A língua Shanenawa é falada, sobretudo, pelos mais velhos, mas políticas linguísticas estão em vigor de modo a fortalecer seu uso efetivo, especialmente, pelas crianças no ambiente escolar e em casa. Para tanto, já conta com materiais didáticos, sendo os últimos produzidos pelos próprios falantes. Estruturada em quatro partes, esta publicação, primeiramente, apresentará um breve histórico do povo Shanenawa e a classificação de sua língua dentro da literatura específica, além da descrição da metodologia aplicada na pesquisa Linguística realizada na década de 1990 e de 2000, com atualizações de análises realizadas posteriormente pela autora. Nos três capítulos seguintes, são abordados aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Shanenawa. Em relação ao nível fonológico, são destacados os quadros fonético e fonológico da língua e dois temas específicos: o acento e a nasalização.
Os níveis morfológicos e sintáticos são abordados conjuntamente nos dois últimos capítulos intitulados Morfossintaxe I e Morfossintaxe II. No primeiro, é feita a descrição das classes de palavras (ou partes do discurso), bem como da estrutura morfológica das palavras da língua. No segundo, focalizam-se as estruturas de sentenças simples e complexas e ainda alguns aspectos sintáticos, como a marcação de caso, o sistema de referência alternada (switch-reference) e outros tipos de sistema de referência entre sentenças. Espera-se com essa obra estimular o leitor a, por meio dessa obra, conhecer mais sobre a estrutura da língua Shanenawa, assim como outros aspectos relativos aos seus falantes.
Avaliações
Não há avaliações ainda.