Descrição
No momento atual em que vivenciamos um cotidiano por onde circulam múltiplas versões da verdade, cada uma exigindo ser a única e derradeira, passa a ser urgente questionar o status quo e sua herança complexa de desigualdades simultaneamente mascaradas e escancaradas. Um aspecto específico e preocupante que marca esse momento é a quase hegemônica rejeição de pedagogias que ensinam a refletir, criticar e transformar o mundo. Este livro de Leandro Queiroz DECOLONIALIDADE E CONCEPÇÕES DE LÍNGUA: uma crítica linguística e educacional traz elementos essenciais para pensarmos esse contexto atual que quase inviabiliza a Educação. É uma contribuição importante para o pensamento decolonial que com certeza abrirá caminhos para uma pedagogia que não só anseia por, mas pode viabilizar de fato a justiça social.
Lynn Mario T. Menezes de Souza
Professor titular da Universidade de São Paulo
O Brasil é um país imperial. Exclui do currículo oficial, por exemplo, as línguas indígenas, continuando o processo colonial de negação e marginalização. Decolonialidade e concepções de língua: uma crítica linguística e educacional nos estimula para que descolonizemos nossas mentes e modos de pensar, ao interrogar as possibilidades de uma pedagogia que ensine a falar e pensar com e não mais contra (ou sobre, que é uma outra maneira de negar e dominar) os povos que foram colonizados e contribuíram para fazer o Brasil de hoje. Os jovens brasileiros e brasileiras têm direito de interagir com a juventude nativa. Se não for através de uma das suas numerosas línguas, que seja ao aprenderem o português segundo uma prática pedagógica decolonial que inclua a alteridade e pluralidade. Leandro Queiroz expõe com erudição e pertinência as bases teóricas e práticas de tal pedagogia, que podem inspirar muitos e muitas educadoras e pesquisadoras.
Jacques Henri Maurice Gauthier
Professor titular – Ministère de l’Éducation Nationale (França)
Criador da Sociopoética
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