Descrição
Este livro se insere na área de Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Línguas, mais especificamente no ensino crítico de língua inglesa, contribuindo para a consolidação dessa nova área em expansão que é a Educação Crítica. O livro discute temas muito interessantes e que são muito caros à linguística aplicada atual, além de ser uma obra muito bem escrita e bem organizada, e acima de tudo sensível! Um ponto chave abordado pelo livro e que há muito tem sido alvo de debates intensos na área é o chamado “paradoxo do observador”, ou seja, ao observar um contexto, o pesquisador não pode se eximir de alterá-lo, posto que ao adentrá-lo para realizar suas observações e pesquisas já faz parte dele e nele atua.
Esta obra, no entanto, apresenta uma maneira, a meu ver, de se enfrentar essa questão, justamente por meio da reflexividade, um tema abordado com maestria pela autora: sua própria reflexividade, um olhar crítico sobre seu próprio trabalho. Além disso, o olhar autoetnográfico da autora contribui para o avanço das metodologias críticas para a pesquisa na área da Educação Crítica e da Linguística Aplicada Crítica. Uma leitura imperdível!
Andréa Machado de Almeida Mattos
Professora Associada da Faculdade de Letras/UFMG
Pesquisadora Bolsista de Produtividade do CNPq
Belo Horizonte, setembro/2023
Avaliações
Não há avaliações ainda.