Descrição
Na obra “Ambientes ciber-sociais e Letramentos: transformações pedagógicas e novas aprendizagens na educação”, Rodrigo Abrantes da Silva nos oferece uma visão do futuro da área. Em um mundo marcado por desigualdades, incluindo o acesso a ferramentas e recursos digitais, ele mostra como ferramentas de baixo custo e acessíveis pela web podem abrir novas oportunidades para os alunos. Este livro é teoricamente inspirado e empiricamente fundamentado. Teoricamente, Abrantes articula uma versão da aprendizagem ciber-social, onde o ciber está firmemente nas mãos do social. Nesse referencial, a máquina facilita o social ao apoiar a colaboração entre pares e a inteligência coletiva.
Empiricamente, o livro captura a rica e complexa experiência de alunos que se tornaram criadores ativos de conhecimento socialmente engajado. Enraizado nos desafios específicos da experiência brasileira, as implicações desta obra são, no entanto, globais. Hoje, nenhum lugar no mundo está isento dos desafios e oportunidades que surgem na interseção entre desigualdade educacional e mídia digital. Este livro busca apontar alguns caminhos a seguir.
Bill Cope/Mary Kalantzis
Profs. Drs. do Departamento de Políticas Educacionais, Organização e Liderança da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos). Bill Cope está vinculado ainda ao Instituto de Confiança da Informação e ao Centro de Sistemas de Engenharia de Saúde, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Illinois Urbana-Champaign.
Avaliações
Não há avaliações ainda.