Descrição
Esta coletânea foi organizada com a finalidade de divulgar pesquisas em linguística aplicada centradas no estudo do trabalho docente sob o ponto de vista do agir profissional. Dentro desse escopo, os trabalhos aqui inseridos se dedicam a discutir o agir do professor de línguas, sobretudo, pela lente teórica dos gestos didáticos, os quais são tomados não apenas no seu sentido dicionarizado, como “movimentos corporais”, mas como ações, atitudes, modos de fazer que conduzem a atividade didática orquestrada pelo professor. A coletânea traz pesquisas que buscam compreender como os gestos próprios da profissão docente são representados, mobilizados e adaptados pelos professores em diferentes contextos de ensino da língua e como eles integram e dão significação a processos situados de transposição didática de objetos linguageiros. Para complementar as discussões sobre o tema, a obra conta com o prefácio de Joaquim Dolz, professor de didática de línguas e de formação de professores na Universidade de Genebra e corresponsável pela equipe de pesquisa GRAFE (Groupe de recherchepourl’analysedufrançaisenseigné). Em seu texto, o pesquisador ressalta a importância da coletânea: “As sete pesquisas reunidas neste livro prometem debates interessantes entre investigadores preocupados com o ensino de línguas e a formação docente. Trata-se, pois, de uma obra que faltava e que agora se concretiza. Estas pesquisas cruzam trabalhos realizados na Suíça e no Brasil, dois países onde o interacionismosociodiscursivo se desenvolveu de maneira importante”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.