Descrição
Temos acompanhado, nos últimos anos, a crescente projeção e consolidação de pesquisas sobre Educação Inclusiva em várias áreas do conhecimento. São sinais de mudanças, pois, com a LBD (Lei de Diretrizes e Bases), Lei nº 9.394/96, o princípio regente das políticas atuais é a inclusão de crianças no ensino regular, percorrendo, a inclusão, as dimensões humana, social e política. O seu processo de inserção, de maneira expansiva e gradativa na sociedade contemporânea, auxilia o desenvolvimento de pessoas em geral e a reformulação/reconstrução de práticas e ações cada vez mais inclusivas e desprendidas de preconceitos.
Contudo, a escola precisa construir novos sentidos que atendam à educação para as diferenças, com alterações profundas nos modelos ensino atuais e ruptura com a maneira de lidar, por exemplo, com o ensino de língua. Isso implica perceber e compreender o sujeito e suas singularidades, suas diferenças, objetivando o crescimento, a satisfação pessoal e a igualdade nas diferenças.
Tencionando propor uma leitura crítica acerca de temas na área de educação inclusiva, apresentamos este livro, composto por onze capítulos, os quais abordam a relação linguagem e educação no cenário da inclusão.
Avaliações
Não há avaliações ainda.