Descrição
Este livro nasce de inquietações nascidas no âmbito da sala de aula em nível de graduação em Letras. Mais especificamente, no espaço de formação de futuros professores de língua e de literatura espanholas. Percebendo que o licenciando, ao iniciar os estágios de LE, raramente propõe atividades de leitura literária na escola, surgiram perguntas sobre a prática docente na universidade, a saber: as aulas de literatura em língua adicional dão subsídios para que o futuro licenciado em Letras se sinta preparado para discutir um texto literário estrangeiro na educação básica? Como conciliar as necessidades de ensino e de aprendizagem da língua propriamente dita com o que se exige em matéria de letramento literário? Que material de leitura literária se pode ofertar à criança e ao jovem da Educação Básica?
Tais perguntas resultaram na pesquisa Didáticas de Língua e de Literatura: a leitura na Educação Básica. A investigação envolve professores cuja formação está vinculada a linguística aplicada, língua estrangeira e literatura.
Parte dos docentes atua tanto na Educação Básica, quanto do ensino superior.
O grupo visa a pensar o ensino da língua e da literatura espanholas como amplas possibilidades comunicacionais entre as áreas, valorizando aspectos culturais e subjetivos. Nesse sentido, também se percebe a necessidade de conhecer o contexto da literatura hispânica a partir de quem a estuda “de dentro”, como um nativo, em diálogo com este que aprende o espanhol como segunda língua e que se torna professor do idioma.
Avaliações
Não há avaliações ainda.