Descrição
Durante esses dez anos do coletivo En classe et en scène realizamos pesquisas que abordam uma análise do texto, no que diz respeito a seus aspectos poéticos, sua estrutura dramática e a construção dos personagens, sem perder de vista seu devir cênico e suas possibilidades de leitura.
Em nossa experiência, pretendemos oferecer um ambiente em que a literatura seja descoberta por meio do prazer do texto por meio de práticas que passam pelo corpo e pela voz favorecendo o desenvolvimento da expressão crítica, se propondo como um teatro de transformação. Trabalhar coletivamente e em colaboração com estudantes e pessoas de nossas comunidades do Distrito Federal, sobre textos relacionados a problemas de nossa sociedade atual, como guerras, violência, ataques contra a humanidade em geral, pode despertar o desejo de transformação, incitar a uma vontade de mudança em direção a uma sociedade na qual a alteridade e a pluralidade sejam colocadas em primeiro plano.
Nas produções, leituras e pesquisas do grupo, percebemos o teatro como um ato político, na perspectiva de que toda arte é uma ação concreta no mundo, sem, no entanto, perder de vista o trabalho artístico considerado em sua forma experimental e sua ambição filosófica. A tendência experimental do grupo, somada à reflexão teórica, levou-nos à construção de um teatro político, emancipatório e crítico, em diálogo com o ensino de línguas e literaturas. Um teatro de denúncia dos atuais discursos de censura e opressão.
Maria da Glória Magalhães dos Reis
(Organizadora)
Avaliações
Não há avaliações ainda.