Descrição
Este livro é resultado de uma disciplina intitulada A canção popular como provocação aos estudos literários que ministrei durante a pandemia, mais especificamente entre 2020 e 2021, na Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atuo desde 1996. Não é à toa que será possível aos leitores e leitoras perceberem como os capítulos respondem a um corpus teórico comum que foi aquele que propus como docente. E o fiz porque Tatit, Cavarero, Nancy, Zumthor, Bosi, Paz, Antomarini e outros produziram textos que me auxiliaram a teorizar a articulação entre poemas, vozes e canções.
Em meio às diversas esferas em que se move o arcabouço teórico está a afirmação de que a voz enquanto ressonância e materialidade está presente tanto no poema quanto na canção, embora estes sejam radicalmente distintos em função dos elementos musicais que compõem a última, para além da palavra. Música e vocalidade desafiam os estudos literários de forma tal que levaram aos textos do presente livro em que diferentes objetos são estudados com base na provocação proposta.
Cabe ao leitor ou leitora encontrar seus próprios desdobramentos ao pensar sobre vozes, poemas e canções.
Tereza Virginia de Almeida (UFSC)
Avaliações
Não há avaliações ainda.