Descrição
Esta obra reúne uma variedade de estudos que analisam diferentes tipos de nomes próprios utilizados no Brasil. Entre eles, destacam-se os nomes de brasileiros e imigrantes portugueses, os nomes atribuídos por pessoas surdas a ouvintes, topônimos com base indígena e nomes de instituições, como escolas, além de estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lanchonetes. Além disso, são discutidas questões teórico-metodológicas, historiográficas e terminológicas da Onomástica.
Todos os capítulos apresentam resultados de pesquisas realizadas por membros do Observatório Onomástico (O-onoma), uma rede interinstitucional de pesquisa de pós-graduação com integrantes das cinco regiões do país. Criado em 2020 e sediado na Universidade Federal de Minas Gerais, esse grupo tem como objetivo promover o intercâmbio e a cooperação entre universidades parceiras, além de favorecer o desenvolvimento de projetos em equipe.
Com base nesses objetivos e no conteúdo diversificado desta obra, o leitor tem em mãos uma coletânea que permite conhecer uma parte significativa dos estudos mais recentes em Onomástica no Brasil, bem como acessar análises de uma ampla gama de nomes próprios presentes na sociedade brasileira.
Avaliações
Não há avaliações ainda.