Discurso de ex-presidiário e a desgraça do resíduo espectral

Autor(a): Fábio Pacheco Piantoni

ISBN: 9788521704222

Editora: Pontes Editores

R$ 64,00

Compartilhar:

Descrição

Compreender a sociedade é identificar com os homens se organizam para criá-la e recriá-la, o que envolvem trabalho, linguagem e valor. É saber dos dispositivos discursivos que discorrem em práticas de administração do corpo, do nome, da voz e finalmente do ser. Cada pessoa carrega em si identidades que as atravessam e são por meio delas que se abrem espaços de convivência no cotidiano. Cidadão é nome constitutivo à cidade, às Leis e ao Estado. Ele é registro jurídico, subjetivação de marca da própria existência que se materializa nominalmente.

O símbolo nome é também forjado e nele deve se manter a literalidade, a inocência, a graça: mercê divina, política e jurídica. Esta obra faz pensar, pela inversão do nome, práticas discursivas que acarretam sua corrosão, determinações para seu aprisionamento e banimento. Abrimos o oráculo em Édipo a fim demonstrar os aspectos temporais envolvidos neste simbólico que rege lógicas interpelativas e que dispõe sobre o devir a ser abjeto social. O ex-presidiário carrega em si marcas de espaço habitado, assim como de tempo vivido que nunca os deixam.

Aqui se apresenta a desgraça humana em decorrência resíduos de sentido que pesam na constituição de si enquanto “eu” em outras formas de se identificar. Mas há a contradição, fendas que permitem vislumbrar a quebra do eterno retorno para se fazer diferente, talvez um último resquício de esperança.

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 16 × 23 × 4 cm
Publicação

2024

Editora

Pontes Editores

ISBN

9788521704222

Autor(es)

Fábio Pacheco Piantoni

Páginas

210

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Compartilhar este livro:

Livros relacionados

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?