Descrição
O livro Análise e produção de textos na escola objetiva ajudar os professores de Língua Portuguesa – principalmente do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) – na tarefa de abordar o conteúdo programático da disciplina, considerando os textos como base do processo de ensino e aprendizagem. As autoras Leonor Werneck dos Santos, Rosa Maria Cuba Riche e Claudia de Souza Teixeira – com vasta experiência na Educação Básica e na formação de professores – discutem a articulação dos quatro eixos propostos pela BNCC (leitura, oralidade, análise linguística/semiótica e produção de textos). Para tanto, traçam um panorama teórico que mescla abordagens tradicionais e contemporâneas dos estudos linguísticos e analisam o que propõem os documentos oficiais, sem enfatizar apenas uma ou outra teoria, mas encadeando conceitos que sejam importantes para o ensino de Língua Portuguesa.
Ao longo dos capítulos, as autoras elencam diversas pesquisas sobre os temas abordados, sempre sugerindo leituras complementares para aprofundamento dos conteúdos. Também propõem atividades, pautadas em uma visão textual sociointeracional e orientadas para um trabalho mais produtivo com a Língua Portuguesa, visando ao desenvolvimento dos multiletramentos dos alunos e à sua participação mais efetiva e crítica na sociedade.
Além disso, são disponibilizadas, em um QR Code, sugestões de respostas das atividades para auxiliar os professores a desenvolvê-las.






Avaliações
Não há avaliações ainda.