Descrição
A experiência, como compreendida por Larrosa Bondía (2002), é irrepetível, apresentando sempre uma dimensão de incerteza que não pode ser reduzida e cujo resultado não se pode antecipar.
Sendo assim, não pode ser compreendida, senão como ” … uma abertura para o desconhecido, para o que não se pode antecipar nem pré-ver”, nem “pré-dizer” (LARROSA BONDÍA, ibid, p. 28). Ainda assim, mesmo em face da impossibilidade da descrição exata de uma experiência e diante da compreensão de que, uma vez que não se pode antecipar o seu resultado, a experiência não é o caminho até um objetivo previsto, ou mesmo um meta que se conhece cuidadosamente de antemão, Laura Miccoli se debruçou, não apenas a descrever o fenômeno indescritível que são as experiências, mas também estimulou e encorajou outros a se embrenharem nessa busca do desenvolvimento de uma epistemologia para o ensino e a aprendizagem de línguas.
A tentativa de reunir, aqui, os esforços de Miccoli e colaboradores em seu desejo de lançar um olhar mais atento sobre as experiências está impregnada também do nosso desejo de contribuir para a formação inicial e continuada de professores de línguas para atuação na sala de aula de línguas na pós-modernidade, tão fortemente e cada vez mais passível de diferentes e complexas experiências, à medida em que as tecnologias e a globalização vão tecendo novas possibilidades de ser, de estar e de ter uma voz no mundo. Kleber Aparecido da Silva – Mariney Pereira Conceição
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