Descrição
Esta obra tem como objetivo tratar da temática das “Relações Étnico-Raciais no ensino de Língua Espanhola” a partir dos trabalhos apresentados no 17º Encontro de Professores(as) de Língua Espanhola do Estado do Paraná (EnPLEE), o qual é organizado anualmente pela Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná (APEEPR). Neste encontro, o tema escolhido foi “Plurilinguismo no Estado Paraná para quê e para quem? Os desafios e perspectivas para a Pós-Graduação, a Graduação e a Educação Básica”. Todos os artigos (resultados de pesquisa, relatos de experiência, mesas-redondas ou oficinas) se relacionam entre si ao abordar questões étnico-raciais e/ou de identidade e, em alguns casos, ainda há uma preocupação em problematizar também gênero e classe.
Em tempos de ataque ao ensino da língua espanhola e às possibilidades de um currículo plurilíngue para a área de línguas estrangeiras após a promulgação da Reforma do Ensino Médio, insistir na publicação de uma obra que defende a inserção do espanhol nas escolas e aborda uma perspectiva de língua e ensino que abrange discussões relacionadas a questões étnico-raciais, é um ato de resistência e de esperança da APEEPR. |
Avaliações
Não há avaliações ainda.