Descrição
Pesquisas em História da Educação e Linguística Aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil realiza com sucesso, num movimento harmônico e polifônico: vai ao passado, volta ao presente, e entrelaça o ensino de língua materna com o ensino de língua estrangeira. O leitor que tem este livro nas mãos, mesmo num relancear dos olhos sobre o sumário, verificará a exatidão deste movimento. Qualquer projeção do futuro sem lastro de conhecimentos da experiência passada é vã, é aposta no escuro. E isto não quer dizer que não tenhamos que fazer apostas, mesmo não sabendo positivamente os resultados: é impossível a predição de resultados, porque a educação não trabalha com objetos ‘mortos’. Aliás, em nenhuma atividade humana se trabalha com objetos ‘mortos’ como imaginou um dia a ciência moderna que se quis objetiva, universal e preditiva. O acaso está na história também dos fenômenos físicos e químicos, como se sabe hoje. E a matemática não é uma ciência exata e nem corresponde ao mundo real, onde a unidade pode ser dividida em três partes.
João Wanderley Geraldi
Avaliações
Não há avaliações ainda.