Descrição
O livro organizado por Carla Janaina Figueredo e Mariana R. Mastrella-Andrade, Ensino de línguas na contemporaneidade: práticas de construção de identidades, discute,ao longo de seus onze artigos, a relação intrínseca entre língua e identidade. Se nos constituímos em sujeitos de linguagem a partir de nossa entrada no mundo e em uma língua, nossa condição de sujeito está necessariamente ligada à língua e aos sentidos que fazemos da/s língua/s que se inscrevem em nós. Se as identidades se produzem – sempre provisórias, cambiantes e múltiplas – nas práticas em que nos engajamos, pensar as práticas, conceito tão conhecido dos professores, também nos ajuda a compreender a complexa relação dos sujeitos com as línguas, tanto a língua primeira, que é materna, mas também estrangeira em alguma medida, quanto outras línguas que os indivíduos venham a aprender como língua estrangeira. Considerando que essas práticas são de natureza discursiva, e que nós nos constituímos em e por discursos, os estudos aqui inseridos nos levam a refletir sobre a produção de identidades de aprendiz, professores e falante de uma língua estrangira, além de nos fazer atentar tanto para o papel dos discursos verbais nessa produção quanto para os processos idntitários que resultam de comportamentos corporais de todo tipo, na relação de ensino ou aprendizagem de línguas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.