Descrição
Coleção NPLA – Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol 15. “Professores são formados? Formatados? “Desformatados”? Pode-se considerar que o término da graduação seja o início da vida profissional de pessoas que formam outras pessoas? Como assegurar que a habilidade de dar aulas foi adquirida? E o conhecimento dos conteúdos da disciplina que se vai lecionar – é possível ou desejável mensurar esse tipo de saber? Qual é sua natureza? Quais são as formas de conhecer fundamentais a um professor?” Questionamentos que provocam respostas – respostas contingentes, criativas, ancoradas na tradição, contraditórias, compartilhadas. Neste livro, uma comunidade de professores formadores de professores de inglês, surgida a partir do questionamento do trabalho de extensão universitária voltado para a formação continuada de professores de línguas – o Núcleo de Assessoria Pedagógica da Universidade Federal do Paraná (NAP-UFPR), vem compartilhar com o leitor respostas construídas a partir da crise e do dissenso. Língua e cultura, discurso ou estrutura, pedagogia e conhecimento de língua, formadores e formados, língua franca ou língua estrangeira, planejmaneto ou caos. A crise dos binarismos. Foi do seu enfrentamento que resultaram os artigos que compõem a primeira parte do livro e os textos de reflexão, na forma de entrevistas, apresentados na segunda parte. Respostas que são também provocações.
Avaliações
Não há avaliações ainda.