Descrição
Como se dá o processo de leitura em uma língua estrangeira? O que os alunos fazem para ler textos em Inglês? Que estratégias usam? Qual a eficácia do uso dessas estratégias? Com base nessas e em outras perguntas é que decidi investigar, em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, a eficácia do uso de estratégias de aprendizagem no processo de leitura em língua inglesa. O principal e maior objetivo da pesquisa era coletar informações, através de questionários, protocolos verbais e entrevistas, a respeito do processo de leitura empreendido por alunos de nível principiante, com o intuito de conhecer as estratégias que eles usavam para construir o sentido dos textos lidos. Para facilitar a coleta de dados, houve a implementação de um miniprograma de leitura durante as aulas de inglês . O que esses dados revelam é surpreendente: apesar de todos os participantes da pesquisa usarem estratégias, alguns as usam mais apropriadamente que outros. Com base nessas informações, pude concluir que estratégias podem e devem ser ensinadas. Ensinar é um grande desafio, por isso, esse livro pode contribuir para que professores de diversas áreas comecem a engajar-se em pesquisa, na tentativa de melhorar e valorizar o ensino na Educaçao Pública desse país. Os alunos merecem!
Avaliações
Não há avaliações ainda.