Descrição
Este livro apresenta o histórico e as ações do Movimento #FicaEspanhol, coletivo composto por professoras e professores de espanhol de todas as regiões do país. Desde sua criação em maio de 2020, o Movimento passou a lutar, em nível nacional, pela reinclusão da língua espanhola no currículo das escolas, pela conscientização da sociedade a respeito da importância da aprendizagem de línguas e pelo investimento na formação de professores da área. A partir da articulação com deputados, senadores, governadores, entre outros agentes políticos, foi possível demonstrar a relevância da necessidade do ensino de espanhol em um contexto de apoio à diversidade linguística e cultural na educação brasileira.
Esta obra reúne as memórias dessas lutas e resistências tanto em nível nacional quanto em níveis estaduais e distrital. Além de uma apresentação e análise do movimento nacional realizada pelos organizadores, o leitor encontra outros capítulos com relatos provenientes de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Sergipe. Embora não tenham sido alcançados todos os objetivos iniciais e, apesar das dificuldades e obstáculos enfrentados ao longo desses anos, o Movimento conseguiu levar ao cenário político nacional a discussão sobre a importância do ensino de espanhol.
Como salienta a professora e prefaciadora Márcia Paraquett, os capítulos deste livro demonstram que o Movimento #FicaEspanhol corresponde a um coletivo “que não se silencia, que não se amedronta, que não se cansa de lutar pelo que acredita”.
Avaliações
Não há avaliações ainda.