Descrição
O ensino da literatura, na medida em que legitima a produção ou reedição de histórias literárias, tem a sua estrutura condicionada, em grande parte, pelos padrões dos livros de história da literatura indicados, ou adotados, mantendo-se pautado pela periodização e pela cronologia, apesar da multiplicidade de abordagens e correntes teóricas, ideológicas ou metodológicas. Há, no entanto, uma peculiaridade que diferencia o ensino de literatura de língua inglesa do ensino de literatura brasileira – ou de língua portuguesa – no Brasil: a falta de proficiência linguística dos alunos, que muitas vezes não estão suficientemente capacitados para a leitura, compreensão e interpretação dos textos originais, bem como das histórias literárias escritas em inglês. Essa falta, provável consequência dos problemas enfrentados com o ensino e aprendizagem da língua na Educação Básica, é suprida na universidade com a adoção e utilização de traduções ou obras em português que tratam do assunto. Foi justamente essa busca de publicações nacionais, em minha prática de ensino como professor de Literatura Inglesa da Universidade Federal de Sergipe, que despertou meu interesse em organizar uma historiografia brasileira da literatura inglesa, no intuito de estabelecer a sua relação com o processo de institucionalização do ensino de inglês no Brasil.
Luiz Eduardo Oliveira
Avaliações
Não há avaliações ainda.