FORMAÇÃO CONTINUADA CRÍTICA DE PROFESSORAS DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: problematização de discursos e constituição ética dos sujeitos

ISBN: 9788521700425

Editora: Pontes Editores

R$ 45,00

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Descrição

Este livro é fruto de uma investigação valiosa para a contemporaneidade que
demanda uma formação de professores de língua inglesa como língua
estrangeira/adicional sensivelmente atualizada. Nesse sentido, o livro
destaca a ética da compreensão das relações de poder/saber (FOUCAULT, 1997)
que muito contribuiu para uma revisão das
ontologias-epistemologias-metodologias hegemônicas vigentes não somente na
Linguística Aplicada, mas também nas outras áreas do conhecimento que
conversam com a mesma. Mas, o aspecto inestimável deste trabalho é a
capacidade da pesquisadora de fazer dessa compreensão uma possibilidade para
desenvolver interações com as professoras de língua inglesa e
autocriticamente reavaliar suas convicções teórico-práticas. Sua própria
construção de escrita apresenta mudanças de atitude na relação pesquisadora
e participantes da pesquisa. Ou seja, essa escrita traz para o palco as
intersubjetividades e posicionamentos em relação à convivência com as
práticas por meio da língua inglesa de forma honesta e respeitosa, uma
característica importante no jogo dos conflitos inerentes ao processo de
formação de professores.

A autora problematiza os conflitos vivenciados pelas participantes ao mesmo
tempo em que repensa suas escolhas discursivas e transculturais no que tange
aos diálogos, materiais, aos procedimentos e às reconstruções identitárias
nas atividades propostas com embasamento da perspectiva crítica de
língua/linguagem, poder, conhecimento e agência. Ao fazer isso, novas
problematizações são geradas, pois não basta reconhecer a sala de aula como
um espaço social e cultural; é preciso romper com a dicotomia entre o social
e psicológico, pois essa dicotomia obscurece a relação existente entre o
social cultural e o político, a qual está intimamente ligada às questões de
identidade, subjetividade e diferença. (p. 98)

Outra inovação é a natureza colaborativa da pesquisa incluindo o fato de que
a escrita é devolvida às professoras para que elas entendam a apreensão da
pesquisadora sobre o processo e tenham a oportunidade de inserir suas visões
e de rever seus contextos socioculturais. Assim, as protagonistas avançam e
retomam, desconstroem e reconstroem sentidos em várias direções. Entendo que
a criatividade e ética desse gesto promove espaço para engajamento e
coautoria com uso de inglês em suas diversas modalidades ressignificando a
experiência diária das participantes e da pesquisadora,

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 16 × 23 × 3 cm
Publicação

2018

Editora

Pontes Editores

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